Paulino Rocha: Cronista esportivo e deputado.

30Jul

Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.paulino_rocha.jpg

       Eu desde criança quando comecei a ouvir o rádio da Verdes Mares 810, sempre escutei da boca de Gomes Farias, falar de um comentarista que tinha morrido nos anos 1970, ou anos 1980, chamado Paulino Rocha, que tinha sido deputado. Depois veio aquela Avenida que dá acesso ao Estádio Castelão. Nunca tinha ouvido ele, mas hoje vamos conhecer juntos sua história.

       Fazendo uma rápida pesquisa no Google, você vai encontrar na primeira página algumas informações básicas. Primeiro a APCDEC que tem um texto falando dos 32 anos de saudade do cronista, mas é de 2011, ou seja, já podemos dizer hoje 38 anos de saudade, coincidência é que é a minha idade de vida, já já vamos descobrir isso. Nessa primeira página da internet, tem também nome de escola pública Paulino Rocha e vídeo que fala da inauguração do Castelão e a participação dele.

            Em 06 de abril de 1979, com apenas 46 anos, a vida levou Paulino Rocha vitima de um câncer pulmonar. Foi deputado estadual eleito em 1974, em 1978 apesar de ser reeleito com votação consagrado sendo o deputado mais votado pelo antigo MDB 1978, mas a pouca saúde o impediu de assumir. Conta-se que ele foi um dos maiores influenciadores da construção do Castelão e você ouviu no comentário acima, no dia da inauguração em 11 de novembro de 1973.

             No dia 09 de dezembro o ex-deputado estadual José Paulino de Aguiar Rocha recebeu in memoriam, o Título de Cidadão de Fortaleza. Ele nasceu em 08 de dezembro de 1933, na Serra da Meruoca. Sua esposa Valdenia de Sousa Rocha lhe deu três filhos. Ele é pai de Toinha Rocha.

            Aos 16 anos nos Diários Associados, Paulino Rocha iniciou sua carreira. Fez parte, além da verdinha, da rádio Dragão do Mar e Assunção. Enquanto comandava a equipe de TV e rádio do Grupo Edson Queiroz, foi também funcionário público no Departamento Autônomo de Rodagem (DAER).

            Em trecho do livro Rádio e política: do microfone ao palanque: os radialistas políticos... de Marcial Vidal Nunes. Temos aqui a lembrança de quem Gomes Farias recebeu o legado esportivo e político. Diz-se que existia um trabalho rígido do que era tudo escrito, ante de falado. E Paulino Rocha ao lado de Peter Soares tentava dar um ar mais descontraído com brincadeiras em meio às notícias.

           

            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia, abraço

           

           

Fonte:

           

Footfame: http://www.footfame.com.br/biografias/paulinho-rocha

 

APCDEC: https://apcdec.wordpress.com/2011/04/06/paulino-rocha-32-anos-de-saudades/

 

Câmara Municipal de Fortaleza: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/cmfor-concede-titulo-de-cidadao-de-fortaleza-a-paulino-rocha-in-memoriam/

 

Google Livro: https://books.google.com.br/books?id=YpGF5CEnNYIC&pg=PA127&lpg=PA127&dq=paulino+rocha+radialista&source=bl&ots=7REWWXeopH&sig=DXJYyFm-7hIO5e1PM3dfeaFFuT8&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjL97H6oa7VAhXDkJAKHUpUAiAQ6AEIYDAM#v=onepage&q=paulino%20rocha%20radialista&f=false

 

 

 

 

 

 

 

           

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

00:0000:00