Elói: ex- Fortaleza e Ceará (campeão mundial de clubes (1987)

24Jul

Bom dia, Boa tarde, Boa noite! Meu nome é Carlinhos Alves, direto de Fortaleza chegamos a sua casa, com o FutCearaCast. Um podcast que fala de futebol, de história, de notícias dos clubes, de entrevistas e demais curiosidades do futebol cearense.

eloi.jpg

Sabe quando a gente vai ao estádio e sai de lá encantado? São cenas incríveis numa época que não tinha ainda a febre das redes sociais. Essa era minha adolescência, essa era a década de 90, tempos de casa cheia, grandes clássicos e um futebol de encher os olhos dentro de campo. Entre esses craques um deles era gênio, o meia armador Francisco Chagas Eloi.

       Com passagens marcantes em Fortaleza e Ceará, o jogador e hoje técnico, nasceu em Andradina (SP) e iniciou profissionalmente pelo Juventus, depois passou pela Portuguesa, Inter de Limeira, Santos, Cruzeiro, America (RJ), Vasco da Gama (RJ), onde jogou ao lado de Roberto Dinamite, Genoa e Botafogo.

            Mas foi no Porto, que o jogador brasileiro teve suas maiores conquistas. A principal foi a Liga dos Campeões de 1986-1987, quando venceu na primeira fase, o Rabat Ajax, duas vezes 1 x 0 e 9 x 0. Nesse primeiro jogo Eloi fez um dos gols da goleada lusitana. Nesse jogo também tem gol de Celso Gavião, brasileiro, também com passagens no futebol cearense.

            Nessa segunda fase, o Porto perdeu para o Viena por 1 x 0 e depois venceu por 3 x 0. Nas quartas de finais, o Porto de Eloi venceu por 1 x 0 e empatou 1 x 1 com o Brondby. Nas semifinais venceu o Dinamo de Kiev duas vezes pelo mesmo placar de 2 x 1.

            Na grande final diante de 62 mil pessoas o Porto foi campeão vencendo o Bayer de Munique, por 2 x 1. Elói não estava nesse jogo, o jogador havia rescindido com o clube português antes do grande jogo decisivo, mas deixou sua marca em 28 jogos e 12 gols. Ele se arrepende até hoje de ter vindo embora antes, porque o salário estava atrasado.

            Em um grande jogo em estádio lotado, em Chaves a equipe local perdeu por 2 x 0 com destaque para Elói.

            Elói também fez o gol no jogo do título do Campeonato Português contra o Covilhã (1985-1986).

            Em 1993, quando Elói desembarcou para jogar por aqui em terras alencarinas, ele foi destaque tanto em derrotas como vitórias. Fez o gol de honra, na derrota de 3 x 1 diante do Ceará, no Campeonato Brasileiro deste ano. Um dos grande jogos do craque temos , o clássico entre Fortaleza e Ferroviário, 5 x 4, para o leão e quatro gols importante de Elói.

            Em 1994, Elói veio para o Ceará e sem saber faria parte de um dos melhores times da história alvinegra chegando à final da Copa do Brasil, contra o Grêmio de Felipão e perdendo por 1 x 0, com aquele pênalti polêmico que Godoy não marcou em cima de Sérgio Alves.

            Em 1994 fez parte do grande time do Ceará que foi vice campeão da Copa do Brasil, perdendo só na final para o Grêmio de Felipão, num placar mínimo e num penalte polemico em cima de Sérgio Alves não marcado por Godoy.

            Elói fez alguns gols pelo Ceará como no empate em 2 x 2 com o Guarani de Juazeiro, vitória de 2 x 0 sobre o Itapipoca, vitória de 2 x 0 sobre o Tiradentes. Todos pelo Campeonato Cearense de 1994.

            Narração e edição: Carlinhos Alves, agradecimento a sua audiência e sua sintonia, abraço

           

           

Fonte:

            Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_dos_Clubes_Campe%C3%B5es_Europeus_de_1986%E2%80%9387

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Chagas_Eloi

 

            Mais futebol: http://www.maisfutebol.iol.pt/destino-80s/fc-porto/eloi-fui-imbecil-fugi-para-o-brasil-antes-da-final-de-viena

            Terceiro Tempo: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/eloi-3152

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

00:0000:00